5 de dezembro de 2012

Crónicas de uma nova vida #3

Os melhores momentos que passo na UCIN são os do "canguru". Canguru é o nome dado à técnica de colocar o bébé prematuro só de fralda no peito nú da mãe e envolver depois os dois com a bata e assim ficar, reclinados num cadeirão, com a iluminação reduzida, durante duas horas. É mágico como durante essas duas horas o bébé fica completamente estabilizado e com os valores ideais (tensão, frequência cardíaca e respiratória, etc, pois continua monitorizado com os eletrodos) durante todo o tempo. É mágico como as duas horas passam num instante, o bébé dorme sereno e eu tenho o meu momento zen em que consigo esquecer tudo o resto e concentrar-me na respiração dele, no seu cheiro, na sua pele, e cantar-lhe baixinho. Foi mágico quando o pude fazer pela primeira vez, após 6 dias do nascimento a um e 7 a outro (é um dia cada um). Quando presente o pai também pode beneficiar desta experiência e é vê-los, maravilhados, com sorriso de orelha a orelha e em caso de gémeos pode estar a mãe com um e o pai com outro. Os estudos apontam que esta técnica promove de facto a estabilidade de algumas funções vitais do bébé, protege o vínculo materno-infantil uma vez que o bébé reconhece o som do coração e da voz da mãe, o cheiro da mãe e tranquiliza-o emocionalmente. Para a mãe (é comum a todas) é o melhor e mais ansiado momento do dia quando eles "saltam" da incubadora para o nosso colinho.

7 comentários:

  1. É um amor tão intenso que não há palavras, gestos, sons que o possa descrever! Que bom poderem usufruir desses momentos pele com pele!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Malena, não há melhor sensação! Beijinhos

      Eliminar
  2. E sou mesmo uma "gafeira"!! Era "que o possam descrever"!!! Pareço brasileira, né? ;)

    ResponderEliminar
  3. Que texto maravilhoso de se ler, por momentos fechei os olhos e parecia que estava a ver o cenário :)Muitas felicidades e que os pequenotes sejam uns valentes. Beijinhos e tudo de bom!!!!

    ResponderEliminar
  4. Um beijo cheio de carinho para vocês*

    ResponderEliminar
  5. Cat, achei tão interessante a técnica descrita no post. O texto tb está muito ternurento. Bom trabalho! Bj

    ResponderEliminar
  6. Agora tenho vontade de vir aqui deixar sorrisos todos os dias...

    ResponderEliminar