24 de fevereiro de 2013

Acerca dos casamentos (perdoem-me a franqueza)

Se há coisa que me irrita solenemente são noivas no altar com cara de enterro. Com franqueza não é um dia festivo? Não estão lá porque o desejaram? Aperaltar-me toda para passar frio numa igreja e ainda por cima ver a noiva com ar tão compungido que mais parece um animal a caminhar para o abate, tenham dó, não tenho paciência! Também me casei, também sei que há grande dose de emoção mas 95% dessa emoção é alegria por oficializar o compromisso com quem se ama, não?! Não é de uma celebração que se trata?! Então, será que parece bem estar na igreja a chorar para logo depois na boda andar a mostrar a liga e usar a gravata do noivo na cabeça?! Poupem-me.
No dia do meu casamento o sr. padre referiu o mesmo assunto pedindo uma salva de palmas para mim pela minha alegria. 
Outra coisa que me mexe um bocadinho com os nervos são casamentos feitos à escala de realeza. Ele é limousine, caviar e ostras, fogos de artificio, almoço gourmet, vestidos e fatos com preços escandalosos... Sinto um bocadinho de pena de coisas assim, é um dia festivo, uma celebração, requer cuidado, bom gosto, atenção aos detalhes mas isso não significa gastar fortunas que não se têm, porque o dia do casamento é um dia do casamento, não é o casamento. Infelizes daqueles que esgotam as expectativas nesse dia e querem fazer dele o mais feliz das suas vidas. O dia do meu casamento foi um dia muito feliz, inesquecível mas não foi o mais feliz. A felicidade do meu casamento reside em coisas tão pequeninas como um post it deixado em cima da mesa; a fruta que me é oferecida descascada; um passeio de surpresa; fazer bolachas ao fim de semana; ver um filme a comer guloseimas, como em coisas grandiosas mas sem preço como o nascimento dos nossos filhos.
O casamento, como o amor, é um caminho, o dia do casamento o primeiro passo desse caminho e nesse primeiro passo é indiferente estar descalço ou calçar Louboutins .
E perdoem-me a franqueza só me sinto envergonhada às vezes perante tanta falta de bom-senso.