Crónicas de uma nova vida #3

Os melhores momentos que passo na UCIN são os do "canguru". Canguru é o nome dado à técnica de colocar o bébé prematuro só de fralda no peito nú da mãe e envolver depois os dois com a bata e assim ficar, reclinados num cadeirão, com a iluminação reduzida, durante duas horas. É mágico como durante essas duas horas o bébé fica completamente estabilizado e com os valores ideais (tensão, frequência cardíaca e respiratória, etc, pois continua monitorizado com os eletrodos) durante todo o tempo. É mágico como as duas horas passam num instante, o bébé dorme sereno e eu tenho o meu momento zen em que consigo esquecer tudo o resto e concentrar-me na respiração dele, no seu cheiro, na sua pele, e cantar-lhe baixinho. Foi mágico quando o pude fazer pela primeira vez, após 6 dias do nascimento a um e 7 a outro (é um dia cada um). Quando presente o pai também pode beneficiar desta experiência e é vê-los, maravilhados, com sorriso de orelha a orelha e em caso de gémeos pode estar a mãe com um e o pai com outro. Os estudos apontam que esta técnica promove de facto a estabilidade de algumas funções vitais do bébé, protege o vínculo materno-infantil uma vez que o bébé reconhece o som do coração e da voz da mãe, o cheiro da mãe e tranquiliza-o emocionalmente. Para a mãe (é comum a todas) é o melhor e mais ansiado momento do dia quando eles "saltam" da incubadora para o nosso colinho.

Comentários

  1. É um amor tão intenso que não há palavras, gestos, sons que o possa descrever! Que bom poderem usufruir desses momentos pele com pele!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Malena, não há melhor sensação! Beijinhos

      Eliminar
  2. E sou mesmo uma "gafeira"!! Era "que o possam descrever"!!! Pareço brasileira, né? ;)

    ResponderEliminar
  3. Que texto maravilhoso de se ler, por momentos fechei os olhos e parecia que estava a ver o cenário :)Muitas felicidades e que os pequenotes sejam uns valentes. Beijinhos e tudo de bom!!!!

    ResponderEliminar
  4. Um beijo cheio de carinho para vocês*

    ResponderEliminar
  5. Cat, achei tão interessante a técnica descrita no post. O texto tb está muito ternurento. Bom trabalho! Bj

    ResponderEliminar
  6. Agora tenho vontade de vir aqui deixar sorrisos todos os dias...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Acertar ponteiros

Mensagens populares deste blogue

A santa inquisição da amamentação

A primeira década

Coisa para me pôr doente