Nem sei que título dar a isto

 Partilhando a minha estupefacção. As 2 crias mais jovens foram para o 5º ano, realidade nova, novas responsabilidades, tudo dentro do expectável até constatar que, ou anda tudo fora da graça do senhor ou os 6 anos de distância que vão do 5ª ano do mais velho até agora me colocaram numa desactualização/desadequação extrema face ao ensino público actual de certas disciplinas em particular. 

Educação física - o professor não só exige que os alunos se façam munir do manual (sim manual) para todas as aulas como lhes entope a classroom (uma alínea especifica para isto mais adiante) com videos, links e documentos e 15 dias depois do inicio das aulas já lhes solicitou um trabalho teórico escrito para além dos testes que também irão ter. Sério?! Até a escrever isto estou de boca aberta e olhos arregalados.

Educação Visual - Para além  da lista de materiais de 42 items (x 2 note-se o meu encanto, a minha cara nos corredores da loja devia ser digna de registo videográfico) a professora é adepta do manual (tudo bem) e ainda exigiu o caderno de actividades da respectiva editora (dito opcional). 

Educação Tecnológica - copy past da educação visual mas não fiz para não se pensar que me enganei.

Educação Musical - O manual e a tradicional flauta (x2 note-se o meu entusiasmo face aos treinos de tão belo instrumento aqui por casa) ainda vá, já se esperava, mas eis que também esta senhora professora exige o respectivo caderno de actividades da editora...

Bem se calhar sou eu e isto é tudo perfeitamente normal e aceitável mas até ao momento foram disciplinas em que os professores, na maioria dos casos, até o manual dispensavam e agora tudo isto me parece excesso de zelo ou, quem sabe, nalguns casos, apenas preguiça. 

Depois a Classroom, esse belo instrumento (de tortura para pais) testado durante os confinamentos. Ora bem, preciso de um/a explicador/a para isto: os professores estão com os alunos na sala de aula mas às 22 h desse mesmo dia é que se lembram de colocar na classroom o tpc para o dia seguinte ou no domingo à tarde uma tarefa para segunda-feira. E tudo isto, sem a escola ter ainda fornecido aos alunos os computadores requisitados e sem a diretora de turma querer saber se, numa família de 5, todos têm computador para concluir as suas tarefas virtuais/informáticas. 

E é isto, a ginástica tem sido muita mas a paciência vai encolhendo, os professores estão sujeitos a enormes pressões pelos agrupamentos (que não funcionarão todos da mesma forma ), estes à pressões do ministério que não tem uma política educacional/pedagógica que respeite os seus alunos. 

Ou então quem anda fora da graça do senhor sou eu e ainda não sei.

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