Halloween vs "bolinhos e bolinhós"

Se há "festividade" (ou pseudo-festividade) à qual não consigo ver piada nenhuma é ao Halloween e tenho andado os últimos dias a desviar o assunto e a desejar que o meu filho não se lembre de pedir para vestir-se de esqueleto, fantasma ou zombie... 

Quando era miúda ia com os meus primos cantar os bolinhos e bolinhós de porta em porta na rua da minha avó, um levava a abóbora com uma vela acesa dentro, outro o saquinho onde carregávamos os doces, nozes e dinheiro que nos davam e todos cantavamos. Quem dava levava com um "esta casa cheira a vinho aqui mora algum santinho" (?! pois, nunca percebi) ou "esta casa cheira a broa aqui mora gente boa", quem não dava era enxovalhado com um "esta casa cheira a alho aqui mora algum espantalho", mas por norma era uma noite lucrativa e animada porque nos cruzávamos na rua com outros grupos de crianças e os adultos ficavam em casa à espera das visitas alheias e do regersso dos seus.
Se, no entanto, o meu filho resolvesse partir à aventura com os seus amigos a cantar os "bolinhos e bolinhós" de porta em porta na noite escura, eu deixava? 
No way, muito perigoso... 

Comentários

  1. eu gosto das abóboras, de resto não acho piada... ah, gosto muito dos bolos que se fazem por aqui nesta época, são muito bons e calóricos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim decorar abóboras é giro mas da parte das fantasias nah :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ora aqui está o único post que li sobre a matéria com o qual me identifiquei.
    Boa, Cat!! : ))
    Lembro-me dos "bolinhos e bolinhós" e não faço ideia do que é isso do "Pão por Deus". Aqui e na terra dos meus Avós, isso nunca se usou. Nós íamos, não com abóboras, mas com caixas de sapatos decoradas com carantonhas e com uma vela lá dentro (how dangerous is that??)
    Halloween, cá em casa, é só um pretexto para fazer coisas com a miúda, e dar-lhe nome mais nojentos como baba de aranha preta, dedos de bruxa, ranho e olhos de morto. Mas é tudo comestível e, modéstia à parte, maravilhoso... : )))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, eu também só ouvi falar no "Pão por Deus" na tv...
      E sim, também cheguei a fazer os "bolinhos e bolinhós" com caixa de sapatos recortada e decorada e com a vela a arder lá dentro (devíamos ter uns pais e avós muito negligentes ehehehe)! E claro que tinhamos de levar a canção afinada, não era só chegar a uma porta e gritar "pão por Deus", que graça teria isso??

      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Acertar ponteiros

Mensagens populares deste blogue

A santa inquisição da amamentação

Dos Infernos na terra

Coisa para me pôr doente