O mal do século é a falta de empatia

 "...Digam o que disserem o mal do século é a solidão

Cada um de nós imerso em sua própria arrogância

Esperando por um pouco de afeição..." 

Renato Russo/Legião Urbana in "Esperando por mim"

Nos anos 90, na minha adolescência, e graças ao pai de uma amiga que trabalhava no Brasil e lhe mandava os cd's da banda, eu ouvia imenso "Legião Urbana". Na verdade nunca deixei de ouvir até aos dias de hoje. Numa fase decisiva de formação encontrei amiúde palavras para enformar as minhas emoções nas músicas deles e talvez por isso me ficaram tão vincadamente marcadas. As letras do Renato Russo são intemporais e muitas delas parecem-me mesmo mais actuais no século XXI do que no século passado. Frequentemente o meu cérebro começa a cantar versos e trechos de músicas deles quando estou perante alguma situação, pessoa, acção ou reacção. Esta grita-me muito quando sinto, vejo, pressinto, falta de empatia para comigo ou para com outrem. É quase automático, a minha boca fica muda, os meus olhos quietos e no meu cérebro, com volume no máximo, qual concerto ao vivo, ele canta mas  a "solidão" é substituída por "indiferença" e "arrogância"  por "egoísmo". E como tantas vezes isto me ajuda a lidar e a acalmar o coração ...

Digam o que disserem o mal do século é a solidão provocada pelo nosso egoísmo e falta de empatia e a atenção e afeição que não damos não podemos esperar receber.

Obrigada ao Renato Russo, esteja ele em que dimensão estiver, por fazer parte da banda sonora da minha vida!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A santa inquisição da amamentação

A primeira década

Nem sei que título dar a isto